Choveu bem nos últimos dias em todas as regiões de atuação da Cocamar, com volumes que passaram de 150mm em alguns municípios, mais do que suficientes para começar ou retomar a semeadura da safra de verão 2021/22.
Antecipar - Diante da previsão de chuvas a partir da última sexta-feira, muitos produtores decidiram antecipar os trabalhos nos dias anteriores, mesmo sob altas temperaturas. E, nesta semana, como os prognósticos indicam para a ocorrência de mais precipitações, os trabalhos devem ficar parados ao aguardo de que o solo apresente condições ideais.
Ansiedade - Na região de Floresta, perto de Maringá, o cooperado Agnaldo Campagnoli conta que já semeou parte de suas áreas, mas, olhando as previsões para os próximos dias, observa que haverá uma sequência de chuvas e poucas janelas para completar a operação. "É um momento em que a gente fica muito ansioso para completar logo o serviço", comenta.
Preocupação - O cooperado Anderson Rufato, de Maringá, diz que já semeou uns 15% do total: "A quantidade de chuva que caiu nos últimos dias é suficiente, tomara que a gente tenha um espaço agora para continuar". Ele teme que se vier muita chuva nos próximos dias, pode haver "morredeira" de plantas que estão germinando.
Cuidados - A orientação do gerente técnico da Cocamar, Rafael Furlanetto, é que os produtores estejam atentos a questões básicas, como evitar semear em solo muito úmido, uma vez que o tráfego de máquinas nessas condições, causa compactação. Ele chama atenção, ainda, para outros cuidados como observar a velocidade de semeadura, conferir a profundidade de deposição das sementes e não deixar de fazer a inoculação das mesmas.