SAIBA NOSSAS NOTÍCIAS

Choveu bem e produtores aguardam para retomar semeadura

Choveu bem e produtores aguardam para retomar semeadura

Choveu bem nos últimos dias em todas as regiões de atuação da Cocamar, com volumes que passaram de 150mm em alguns municípios, mais do que suficientes para começar ou retomar a semeadura da safra de verão 2021/22.

 

Antecipar - Diante da previsão de chuvas a partir da última sexta-feira, muitos produtores decidiram antecipar os trabalhos nos dias anteriores, mesmo sob altas temperaturas. E, nesta semana, como os prognósticos indicam para a ocorrência de mais precipitações, os trabalhos devem ficar parados ao aguardo de que o solo apresente condições ideais.

 

Ansiedade - Na região de Floresta, perto de Maringá, o cooperado Agnaldo Campagnoli conta que já semeou parte de suas áreas, mas, olhando as previsões para os próximos dias, observa que haverá uma sequência de chuvas e poucas janelas para completar a operação. "É um momento em que a gente fica muito ansioso para completar logo o serviço", comenta.  

 

Preocupação - O cooperado Anderson Rufato, de Maringá, diz que já semeou uns 15% do total: "A quantidade de chuva que caiu nos últimos dias é suficiente, tomara que a gente tenha um espaço agora para continuar". Ele teme que se vier muita chuva nos próximos dias, pode haver "morredeira" de plantas que estão germinando.

 

Cuidados - A orientação do gerente técnico da Cocamar, Rafael Furlanetto, é que os produtores estejam atentos a questões básicas, como evitar semear em solo muito úmido, uma vez que o tráfego de máquinas nessas condições, causa compactação. Ele chama atenção, ainda, para  outros cuidados como observar a velocidade de semeadura, conferir a profundidade de deposição das sementes e não deixar de fazer a inoculação das mesmas.

 

Voltar
Próxima notícia