SAIBA NOSSAS NOTÍCIAS

Cocamar e Embrapa avaliam qualidade do solo na região

Cocamar e Embrapa avaliam qualidade do solo na região

Pelo terceiro ano, Cocamar e Embrapa Soja desenvolvem um trabalho que tem como objetivo conhecer a qualidade do solo em propriedades rurais de produtores cooperados, e possibilitar uma visão geral da realidade nas regiões noroeste e norte do Paraná.

 

Retomada - A parceria que começou no ciclo de verão 2018/19 e prosseguiu na temporada 2019/20, foi interrompida na safra 2020/21 por causa da pandemia e está sendo retomada agora, no período 2021/22.

 

Parâmetros - Foram 17 áreas no primeiro ano e 24 no segundo e as avaliações compreendem infiltração de água no solo em diferentes sistemas de manejo diagnóstico rápido das estruturas de solo, fertilidades química e biológica (enzimas), qualidade e quantidade de cobertura proporcionada pela palhada, análise para quantificação de espécies de nematóides e determinação de índices de vegetação no talhão.

 

Orientar - Conforme explica o gerente técnico da cooperativa, Rafael Furlanetto, as avaliações são necessárias para que, a partir de um diagnóstico, se possa orientar os produtores quanto aos fatores que vêm limitando a produtividade das lavouras.

 

Produtividade - "Os produtores precisam saber que existem alternativas para aumentar a produtividade", comenta o técnico da Embrapa Esmael Lopes dos Santos, que integra a equipe. "Temos que ser mais produtivos por área e somente trabalhando a melhoria nos ambientes produtivos é que podemos conseguir estabilidade produtiva nos sistemas agrícolas, pensando sempre na fertilidade física, química e biológica", acrescenta.

 

Ampliado - Neste ano, com o envolvimento da Itaipu Binacional – interessada em fortalecer a conscientização dos produtores quanto à conservação dos solos e águas - o programa foi ampliado e, além da Cocamar, tem a participação de cooperativas de outras regiões do estado.

 

Regiões - Nas próximas três safras vão ser avaliadas 37 talhões nas regiões norte, central, noroeste e oeste do estado, incluindo duas microbacias nos municípios de Toledo e Iporã

Voltar
Próxima notícia