SAIBA NOSSAS NOTÍCIAS

Tecnologia de aplicação é tema de treinamento do Grupo Mais em Londrina

Tecnologia de aplicação é tema de treinamento do Grupo Mais em Londrina

 

A tecnologia de aplicação é fundamental para o sucesso da cultura, sustentabilidade ambiental, economia de tempo e também de recursos durante a condução da lavoura.

 Por isso, com a presença de 23 produtores da região norte do Estado, que participam da consultoria agronômica personalizada Grupo Mais, da Cocamar, foi promovido no dia 30/11 em Londrina, em parceria com a linha de Fertilizantes Viridian, um treinamento sobre tecnologia de aplicação com o prof. Dr. Marco Antônio Gandolfo, do Instituto Dashen, de Bandeirantes (PR).
 
Entre vários outros temas, o especialista abordou compatibilidade e volume de calda, tipos de bicos e filtros, condições ambientais, calibração e pulverizador e adjuvantes.
 
Durante o evento, que foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Osmar Buratto, os produtores constataram que as maiores perdas nas pulverizações agrícolas são causadas por deriva, qualidade da água, espuma no tanque, estresse da planta e uso de equipamentos inadequados, entre outros fatores.
 
O treinamento foi ministrado em duas etapas. Na primeira, teórica, os participantes aprenderam sobre o conceito para obter o melhor resultado possível nas pulverizações. Na segunda, eles foram a campo para saber como diagnosticar e tomar os devidos cuidados com os componentes do pulverizador que determinam o sucesso ou o insucesso da operação.
 
Segundo Gandolfo, as perdas durante às pulverizações podem chegar até 70% durante o percurso da gota até o alvo desejado, essas perdas podem ser por deriva, evaporação das gotas e instabilidade das barras do pulverizador ocasionados por velocidade de operação e/ou irregularidades no terreno.

Voltar
Próxima notícia