Segundo gerente executivo de Insumos da cooperativa, "é estratégico tomar a decisão agora", pois incertezas e preocupações rondam o mercado
A Cocamar está oferecendo a partir desta quarta-feira (3/11) uma oportunidade especial aos seus produtores cooperados de anteciparem as aquisições de insumos para a safra de inverno (milho e trigo) do próximo ano. Na verdade, de completarem suas compras, pois muitos negócios já têm ocorrido nos últimos meses, devido ao ano atípico.
Conforme explica o gerente executivo de Insumos da cooperativa, Geraldo Ganaza, é o momento de os cooperados finalizarem o planejamento da safra de inverno 2022, garantindo o fornecimento do restante dos insumos de que necessitam. Como a Cocamar negocia grandes volumes com as empresas fornecedoras, vantagens financeiras são repassadas a eles.
Incertezas e preocupações - Os produtores, tanto de milho quanto de trigo, têm consciência dos riscos e já efetivaram a maior parte de suas aquisições. Segundo Ganaza, há muitas incertezas e preocupações em relação aos próximos meses, tanto no que se refere à disponibilidade de produtos como fertilizantes, sementes e defensivos (por falta de matérias-primas e problemas logísticos, entre outros motivos), quanto aos preços, que não param de subir.
"É estratégico tomar a decisão agora", assinala o gerente executivo, justificando que os cooperados conseguem, assim, ter a tranquilidade de contar com o fornecimento dos insumos e se protegerem de novas altas nos próximos meses. "Fica extremamente arriscado deixar para comprar depois", adverte.
Ganaza lembra dos benefícios e vantagens assegurados pela Cocamar aos cooperados que anteciparam suas compras para a safra de verão, ora em fase final de semeadura. Promovida no início de fevereiro, a campanha trabalhou com patamares de preços que os protegeram dos fortes reajustes ocorridos nos meses seguintes, garantindo o fornecimento e permitindo estimar, inclusive, a sua rentabilidade.