SAIBA NOSSAS NOTÍCIAS

Rally vai ao norte do estado acompanhar semeadura

Rally vai ao norte do estado acompanhar semeadura

​"Semente boa precisa ter vigor e germinação", afirma o produtor Carlos Kojima, de Assaí, região de Londrina.

 

Carlos e o sobrinho Willian estavam completando a semeadura da soja quando, na tarde de segunda-feira (1/11), foram visitados pela equipe do Rally Cocamar de Produtividade. Cooperados ligados à unidade local da Cocamar, ambos cultivam 130 alqueires (314,6 hectares) entre terras próprias e arrendadas.

 

Animados pelas chuvas ao longo do mês de outubro, os dois estão confiantes em uma safra cheia. "Se tudo der certo, quem sabe a gente vai conseguir 170 sacas por alqueire (70,2 sacas/hectare)", comentou Carlos. Há algum tempo eles alcançaram essa marca, mas nos últimos anos, por causa das adversidades climáticas, a produtividade tem ficado ao redor de 145 sacas/alqueire na média (59,9/hectare).

 

Assistidos pelo engenheiro agrônomo Leandro Kondo, da Cocamar, os Kojima fazem o que cabe a eles quando o assunto é profissionalismo e tecnologia: investem em insumos de qualidade, adotam boas práticas e trabalham com agricultura de precisão, atendidos pela filial da Cocamar Máquinas John Deere em Cornélio Procópio. Seus maquinários possuem piloto automático e sistema RTK (que possibilita o sinal para o acompanhamento remoto, por parte da concessionária) enquanto as plantadeiras fazem o corte de linha, ou seja, não remontam sementes).

 

Quando da passagem do Rally, os Kojima estavam refazendo a semeadura em uma pequena área na propriedade em Jataizinho, município vizinho, pois chuvas intensas acabaram "selando" a superfície e impedindo a germinação. Graças à precisão, a semeadura é feita sempre na mesma linha, o que reduz os efeitos da compactação do solo.

 

"Na hora de adquirir uma semente, somos muito cuidadosos", diz Carlos.

 

As sementes são oriundas da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cocamar em São Sebastião da Amoreira, município daquela mesma região. A estrutura realizou o tratamento de 10 mil toneladas de sementes em 2021, o correspondente a 250 mil sacos de 40 quilos. "Neste ano, foram investidos mais de 10 milhões de reais em maquinários mais modernos e também na colocação de isolamento térmico no armazém", comentou o gerente Diogo Amaral.

 

A equipe do programa de TV RIC Rural, que acompanhou o Rally, produziu uma reportagem especial sobre a UBS e a operação de semeadura, que irá ao ar no domingo (7/11).

 

Sobre o Rally

O Rally Cocamar de Produtividade, em sua sétima edição consecutiva, conta com o patrocínio das seguintes empresas: Basf, Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Fertilizantes Viridian, Zacarias Chevrolet e Sicredi União PR/SP (principais), Cocamar Máquinas, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar (institucionais), com apoio da Aprosoja/PR, Cesb e Unicampo.

 

Voltar
Próxima notícia