SAIBA NOSSAS NOTÍCIAS

NOITE DE INOVAÇÃO TEM GRANDE NÚMERO DE PARTICIPANTES

NOITE DE INOVAÇÃO TEM GRANDE NÚMERO DE PARTICIPANTES

Aproximadamente 100 produtores cooperados participaram na terça-feira (1º/11), em Maringá, da Noite de Inovação promovida pela empresa Basf em parceria com Fertilizantes Viridian, da Cocamar. Na noite anterior, outros 100 cooperados haviam prestigiado o mesmo evento, em Cianorte.

Acompanhada pela equipe do Rally Cocamar de Produtividade, a realização teve como finalidade levar informação técnica aos participantes sobre manejo de doenças em lavoura de soja e nutrição de plantas.

Em sua saudação, o representante técnico de vendas da Basf, Rafael Franciscatti dos Reis, organizador do encontro, destacou “a necessidade de que os produtores estejam sempre bem informados sobre as tecnologias mais eficientes, para que tenham os melhores resultados em seus negócios”. Por sua vez, o gerente comercial de Insumos da Cocamar, Danilo Lomba, disse que “a intensa participação mostra o interesse dos produtores em continuarem evoluindo”.

A programação teve início com uma apresentação conduzida pelo engenheiro agrônomo André Bartchechen, gerador de demanda dos produtos Viridian. “O fertilizante foliar é um complemento ao manejo do solo para o equilíbrio fisiológico e nutricional das plantas durante o ciclo da cultura”, explicou, salientando a necessidade de que a aplicação seja preventiva.

Bartchechen discorreu, ainda, sobre o recente lançamento da linha, o multinutricional Viridian Super Atmos, para a melhor formação das raízes, flores e vagens. “Uma planta bem nutrida tem um suporte melhor para enfrentar um eventual período de estresse”, comentou, ao citar que o portfólio Viridian contempla desde a fase de dessecação até o enchimento de grãos.

Convidada especial, a fitopatologista Dra. Carolina Deuner, da Universidade de Passo Fundo (UPF), explanou sobre as enfermidades que acometem a cultura e a sua prevenção, indagando aos produtores sobre as que mais os preocupam, tendo como resposta mancha-alvo, oídio, antracnose, septoriose e outras. Ela fez menção, também, ao aumento que tem sido registrado, nos últimos anos, de manchas foliares.

Quanto ao manejo, a especialista mencionou que a aplicação de fungicida, por exemplo, deve ser feita até a fase de pré-fechamento da lavoura, utilizando a dose recomendada de fungicida, mais adjuvante, além de multissítios e sistêmicos, sempre respeitando os intervalos de aplicação e adotando estratégias de controle de baixo risco. “Tem que fazer o básico bem feito, não há segredo, tudo está ao alcance dos produtores”, disse.

Ao final, o especialista em desenvolvimento técnico de mercado da Basf, Cristian Luarte Leonel, falou sobre o lançamento do fungicida Blavity, indicado para o controle tanto da ferrugem quanto da mancha-alvo, além de solucionar os principais desafios do agricultor em relação às doenças nas lavouras de soja.

Voltar
Próxima notícia